O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, promoveu uma programação especial no Novembro Roxo, mês de conscientização e prevenção da prematuridade. Neste ano, a campanha global tem o tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. Por isso, entre as atividades – tanto para os pais quanto para profissionais – houve destaque para os benefícios dessa prática, por meio de palestras. O Dia Mundial da Prematuridade ocorreu no último dia 17 de novembro.
Aconteceu nesta sexta-feira (24), no Hospital Regional de Tucuruí, ação alusiva a Campanha Novembro Roxo, com atividades de sensibilização, palestras, vídeos sobre o tema e entrega de fôlder.
O alvo principal foi informar a sociedade sobre os desafios enfrentados por bebês nascidos prematuramente e suas famílias, além da troca de experiências entre as participantes do evento. Com isso, espera-se reduzir a ansiedade das mães, oferecendo apoio psicológico e emocional. Fortalecendo o vínculo mãe e filho e aumentando a produção láctea. Estimular a participação das mães nos cuidados neonatais e diminuir o estresse causado pela rotina exaustiva, além de manter um grupo de apoio ao aleitamento materno.
Durante o evento, foi apresentado o Projeto “Descontraindo”, que visa, trabalhar o tempo livre que as mães passam no hospital quando seus bebês estão internados na unidade neonatal do HRT, proporcionando atividades como rodas de conversas, artesanatos, pinturas, passatempos e vídeos.
Novembro Roxo – O bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, número que equivale a pelo menos 930 nascimentos por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O acompanhamento médico e algumas medidas tomadas durante a gestação podem evitar o nascimento antes do tempo previsto.
Todas as gestantes devem iniciar o pré-natal assim que descobrem a gravidez, na unidade básica de saúde de referência. Por isso, é importante que as mamães fiquem atentas desde a descoberta da gravidez e tenha uma alimentação saudável, evite estresse e faça o pré-natal em uma unidade de saúde.
Texto: Wellington Hugles – Ascom/HRT/Unacon