Na tarde ontem (25), a Polícia Civil do Estado do Pará, através das equipes da Superintendência da 3ª RISP e NAI de Castanhal, em ação conjunta com as delegacias de Ipixuna do Pará e Mãe do Rio, capturaram JOSÉ DA SILVA ROSA, figura de alto escalão no Comando Vermelho. O suspeito, tinha o cargo de “TORRE” dentro da facção criminosamente e estava foragido da justiça, com dois mandados de prisão por tráfico de drogas e roubo.
Ao receber informações sobre sua localização em Castanhal, as equipes se dirigiram ao endereço na Travessa J, bairro Japiim. O confronto iniciou quando ROSA tentou fugir, disparando contra os policiais. Um tiro atingiu o peito de uma Investigadora, que escapou sem ferimentos graças ao iphone que havia em seu bolso e ao colete resistente.
Após intensa troca de tiros, o traficante tomou falsamente sua família como refém e iniciou-se o protocolo de gerenciamento de crises, solicitando apoio da Polícia Militar. Durante as cinco horas de negociação, ROSA alegou falsamente que havia feito reféns, prolongando a situação. Ao perceber que a polícia constatou a inexistência de reféns, o criminoso se entregou.
No local, foram apreendidas armas e munições, incluindo uma pistola calibre 380, um rifle calibre 7,62 com luneta, e munições correspondentes. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Autoridade Policial na 12ª Seccional de Castanhal para as providências legais. A operação destacou a eficácia das forças policiais na região no combate ao crime organizado.