A Nova Doca em Belém atinge 70% de conclusão, com o primeiro trecho liberado. Projeto sustentável melhora infraestrutura e mobilidade na região.
As obras da Nova Doca, projeto urbanístico em execução em Belém, atingiram 70% de conclusão. A partir desta segunda-feira (31), o primeiro trecho finalizado será liberado para uso, abrangendo a área entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral/Rua Belém.
O anúncio foi feito pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, por meio de suas redes sociais.
O projeto tem previsão de conclusão antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O primeiro trecho já conta com um sistema de paisagismo e jardins filtrantes, que auxiliam no tratamento da água do canal e contribuem para o controle ambiental da região.
A obra também inclui um sistema de tratamento de efluentes utilizando wetlands, que empregam plantas para filtrar impurezas da água. Espécies como Lírio da Amazônia e Cana da Índia são utilizadas no processo de purificação. Além disso, o projeto adota biovaletas, solução que melhora a drenagem e reduz alagamentos ao acumular e filtrar águas pluviais.
