Foi encontrado dia 21/12 o corpo de Isaías Brandão de Castro, que estava desaparecido desde a tarde do dia 20/12, após mergulhar no rio Mamangal Grande, em Igarapé-Miri, no nordeste do Pará.
Segundo testemunhas, Isaías passeava de moto aquática quando pulou no rio e não voltou à superfície. Após intensas buscas realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros, civis e ribeirinhos, o corpo foi localizado próximo ao ponto do desaparecimento. O caso foi registrado na delegacia do município.
Durante as investigações, a polícia indiciou o ex-prefeito Antoniel Miranda Santos pela morte de Isaías, após apurar sua responsabilidade no acidente.
Segundo o inquérito, Antoniel conduzia a moto aquática sem habilitação adequada, sem fornecer coletes salva-vidas aos passageiros — o que, segundo a polícia, foi determinante para a morte da vítima. O próprio investigado confirmou que não havia equipamentos de segurança na embarcação.
Ainda que Isaías estivesse de pé durante o trajeto e, supostamente, tenha esbarrado no condutor antes de cair, esse fato não isenta Antoniel de responsabilidade, de acordo com a análise jurídica do caso.
Diante das evidências, foi concluído o indiciamento do ex-prefeito com base no Art. 121, § 3º do Código Penal (homicídio culposo) e o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público para avaliação e eventual oferecimento de denúncia.
