A Polícia Civil através da 15ª Seccional Urbana de Tucuruí, concluiu um Inquérito Policial instaurado no início do corrente ano e que apurava a conduta de um casal de advogados citados apenas com “Y. M” e “I. J.”, pela suposta prática dos crimes de Tráfico de Influência e Estelionato, praticados contra seus próprios clientes.
A investigação demonstrou que após operações policiais realizadas em Belém/PA e Tucuruí/PA entre os anos de 2023 e 2024 contra a divulgação de jogos ilegais (“Tigrinho” e outras plataformas de cassinos) os advogados procuraram influenciadoras digitais que não foram investigadas e induziram-nas a erro alegando que elas seriam alvo de novas fases das operações. Diante do argumento, os advogados solicitavam valores e mentiam afirmando que o dinheiro seria repassado às autoridades para que as influenciadoras fossem excluídas das investigações. Restou demonstrado, porém, que essas influenciadoras procuradas pelos advogados nunca foram alvo de nenhuma investigação policial e que os advogados ficavam com os valores solicitados das próprias clientes para si próprios.
No total, foi apurado que os advogados captaram mediante engodo das clientes/influenciadoras cerca de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
Os advogados foram indiciados pelos crimes de Tráfico de Influência que é quando alguém solicita para si, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público, e Estelionato que é quando a pessoa obtém para si vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro. Somadas as penas podem variar de 3 a 10 anos de reclusão.
O Inquérito foi protocolado na Justiça local na última semana e cabe agora ao Ministério Público o oferecimento de denúncia.

