Sete homens morreram durante uma abordagem da Polícia Militar do Amapá, na madrugada deste domingo (5), em Macapá. Os policiais atiraram contra um carro onde estavam os suspeitos, no bairro Pantanal, zona norte da capital.

Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação foi motivada por denúncia de tráfico de drogas e presença de indivíduos armados. A polícia afirma que houve troca de tiros e foram apreendidas armas, munições e entorpecentes.

Entre os mortos está o jogador de futebol Wendel Cristian, de 21 anos, que, segundo familiares, não tinha envolvimento com o crime. “Ele só queria jogar bola. Estava voltando para casa depois de uma partida”, disse Francisco Conceição, tio do jovem.

A OAB-Amapá também se manifestou após uma advogada que atendia as famílias das vítimas ser presa e algemada durante a ação. A entidade denunciou abuso de autoridade e violação do estatuto da advocacia.

A Polícia Civil investiga o caso. A Sejusp afirma que, caso sejam constatados excessos ou uso desproporcional da força, os responsáveis serão responsabilizados.

O caso levanta mais uma vez o debate sobre a letalidade policial no Brasil.

About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *