Durante a 356ª sessão ordinária do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social (Consep), foi empossado o novo conselheiro nato que representa a Delegacia-Geral de Polícia Civil do Pará, Walter Resende, como prevê a Lei 8.906, que trata do regimento interno do colegiado.
A sessão ocorreu nesta quarta-feira (09), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém.
Criado pela Lei Estadual 5.944, de 2 de fevereiro de 1996, o Consep é responsável por discutir políticas públicas, apurar situações, estudar resoluções e propor mecanismos para atuação de diversos órgãos de forma integrada, no âmbito da segurança pública. O Conselho é formado por representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, sociedade civil e de outras instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Experiência – Para o delegado-geral, fazer parte do Conselho de Segurança Pública é uma grande responsabilidade, sobretudo no que diz respeito a discussões e planejamento de ações para a melhoria da segurança do Estado e das ações voltadas à sociedade.
“Eu chego neste Conselho com uma experiência de 27 anos de policial civil, tendo atuado em várias delegacias, superintendência, em praticamente todo o Estado, e já sabendo da responsabilidade e da honra que é participar deste grupo, e colaborar nas atividades que visam, sobretudo, propor soluções e auxílio à sociedade civil e aos demais órgãos da segurança pública.
Estaremos aqui unidos para formar parcerias necessárias, para que a segurança do Estado possa caminhar em passos largos, objetivando sempre a melhoria dos nossos empreendimentos, dos nossos serviços, e cada vez mais melhorando o atendimento à sociedade paraense”, afirmou o titular da Polícia Civil.