A cidade de Belém será palco de um dos maiores eventos climáticos do mundo, a COP 30, e as Forças Armadas já iniciaram o planejamento para garantir a segurança da conferência. Com previsão de reunir até 150 chefes de Estado, além de milhares de participantes do mundo inteiro, a operação mobilizará cerca de 12 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Comando Operacional Conjunto Marajoara
Sob a coordenação do Ministério da Defesa, será montada uma estrutura especial chamada Comando Operacional Conjunto Marajoara, que atuará de forma integrada e temporária para proteger vias, delegações, infraestrutura estratégica, como subestações de energia e estações de tratamento.
Segurança no ar
A Força Aérea Brasileira terá caças posicionados em Belém para garantir a proteção do espaço aéreo. A Base Aérea de Belém será a porta de entrada para os líderes globais durante a Cúpula da COP 30, nos dias 6 e 7 de novembro. A previsão é que o movimento aéreo multiplique por dez.
Segurança nos rios
A Marinha prepara uma megaoperação logística, com envio de tropas, navios e até o seu principal navio de pesquisa, que participará ativamente das discussões ambientais da conferência. Com delegações utilizando embarcações para deslocamento, o desafio será manter a logística da cidade funcionando sem prejuízos.
Missões especiais
As Forças atuarão com estratégias antiaéreas, guerra eletrônica, antiterrorismo, defesa cibernética, inteligência, e patrulhamento terrestre. Haverá escoltas, reconhecimento urbano e ações conjuntas de alto nível, como já visto em eventos como G20, Olimpíadas e Copa do Mundo.
A concentração total dos militares em Belém ocorrerá até 19 de outubro, com treinamentos intensivos nas áreas estratégicas da cidade. O planejamento final segue até o dia 17 de junho no Quartel General Integrado do Comando Militar do Norte.
A COP 30 ocorre entre os dias 4 e 23 de novembro de 2025, e marcará a história do Brasil como anfitrião da principal conferência mundial sobre mudanças climáticas — agora, em pleno coração da Amazônia.
