Evento tem a finalidade de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante
Nesta quarta-feira (19), ao ser questionado sobre as críticas que vem recebendo pela contratação do show da drag queen Pabllo Vittar para se apresentar no “Festival de Verão da Diversidade”, o prefeito do município de Cametá, Victor Cassiano, afirmou que essas reações fazem parte do preconceito estrutural que está enraizado na sociedade e que precisa ser combatido todos os dias para uma comunidade mais justa e democrática.“Combater o preconceito. Esse é o ponto”, afirma o prefeito, que também ressaltou que outros artistas com cachês mais altos já se apresentaram na cidade, mas não tiveram essa repercussão negativa.“Já tivemos vários festivais em nossa cidade com valores do cachê maior do que está sendo pago à artista Pabllo Vittar e essas mesmas pessoas nunca se importaram. Hoje que estamos fazendo um festival de inclusão independente de raça, religião ou opção sexual, estamos sendo atacados de forma leviana, por pessoas que não fazem nada para combater o preconceito que fere e mata todos os dias milhares de pessoas”, enfatiza o gestor.
Para se ter uma dimensão da importância de combater o preconceito, além do festival de verão, o município está promovendo o I Seminário de Promoção e Defesa ao LGBTQIA+, com uma proposta de valorização das pessoas, independentemente da orientação sexual.O MDB Diversidade Pará expressou sua solidariedade ao prefeito Victor Cassiano e repudiou os ataques sofridos. “As manifestações de intolerância e preconceito, sofridas pelo prefeito e pelo evento, vistos na internet, são inaceitáveis”, afirma um trecho da nota.Investimentos em todo o municípioPara quem acredita que Cametá se resume apenas em gastos com festas, deve saber que o município vive um momento muito importante com o maior programa de educação do Estado do Pará, que consiste na construção, reforma e ampliação de 153 escolas em quatro anos de gestão. Dentre elas, a primeira escola de ensino integral da região.Em 2022, o município paraense ficou em 4º lugar em investimento na educação por aluno, ficando atrás dos municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Vitória do Xingu. A prefeitura de Cametá investiu, no ano passado, cerca de R$ 287 milhões, sendo R$ 9.119 por aluno, passando os investimentos, inclusive, de Belém na educação.
Outro ponto importante são as obras de infraestrutura que vêm mudando a cara da cidade com drenagem, asfaltamento e bloqueteamento de ruas e avenidas; construção do primeiro Terminal Rodoviário do Município para atender toda a região do Baixo Tocantins; a contrapartida para a construção da Usina da Paz com serviços que vão mudar a realidade da população, além da construção de sistemas de abastecimento de água potável que vão beneficiar diretamente mais de 30 mil pessoas nas localidades ribeirinhas do município.Também há investimentos na cultura que vão além das festas, como a revitalização do Centro de Cultura, que estava abandonado há mais de 30 anos e que hoje traz uma nova esperança para a categoria. Tudo isso está sendo realizado por uma gestão que se preocupa com todos os setores do município e que busca investir para o desenvolvimento econômico e social dos cidadãos.