O portal de notícias argentino Infobae publicou matéria afirmando que navios chineses estão realizando pescas ilegais no território amazônico, nas águas paraenses. As embarcações estariam atracadas na região do Soure, no Arquipélago do Marajó, para extração de peixes e mariscos. Os navios também estariam retirando água da bacia amazônica para realizar a venda em outros países.
Por conta da grande variedade de peixes e mariscos na região marajoara, a reportagem da Infobae ressaltou que este seria um dos motivos, já que os navios chineses costumam realizar saques nas águas da zona atlântica – e que estão cada vez mais perto da região amazônica, com a intenção de extrair mais espécies.
Ao portal argentino, o prefeito de Soure, Carlos Gouvêa, disse para que a atividade ilegal afeta de forma excessiva os esforços estaduais e municipais que visam o desenvolvimento de uma economia sustentável, no qual é baseado na integração das comunidades regionais para a produção dos alimentos demandados e consumidos na região do Marajó.
Com informações O Liberal.