Na manhã de hoje (30), uma ação coordenada pelas forças de segurança teve como objetivo preservar a integridade da área de preservação ambiental nos loteamentos Park dos Buritis I e II. A operação resultou na remoção de diversos barracos e cercas que haviam sido instalados por uma quadrilha que vinha invadindo terras públicas e áreas de preservação ambiental na cidade.
Na primeira abordagem, as autoridades encontraram um trabalhador escavando uma fossa em um terreno já cercado com arame farpado e com um barraco construído. O trabalhador alegou que estava executando o serviço a pedido do suposto proprietário do terreno, um empresário conhecido como Diniz, residente no bairro Luz e Liberdade. O empresário pagaria pelo serviço e pelo tempo que o trabalhador passasse no local, supostamente para criar a aparência de uma moradia legítima.
A operação também identificou membros da quadrilha, incluindo o suposto empresário, um pastor e três moradores do bairro. Um dos membros é um mototaxista que, segundo as informações, teria invadido quatro áreas no local.
A ação está em andamento e todos os envolvidos enfrentarão responsabilização por crimes ambientais, além da acusação de formação de quadrilha. As autoridades reforçam o compromisso de preservar o meio ambiente e manter a ordem nas áreas de preservação, visando garantir a qualidade de vida da comunidade e a integridade dos recursos naturais.