O Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos, em 2023, sendo comemorado no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, com palestras e atividades lúdicas, envolvendo servidores e colaboradores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”, com o slogan “Amplifique a voz dos pacientes”. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança nos serviços de saúde.
O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, está realizando entre os dias 20 a 22 de setembro, a Semana da Segurança do Paciente, com uma programação especial, voltada a Higienização das Mãos. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, e seguirá até a sexta-feira (22), sendo intensificada a Campanha de Higienização das Mãos, voltadas aos servidores, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes.
Durante a semana, estão sendo realizadas atividades aos pacientes e familiares, com orientação sobre a correta higienização das mãos, nos setores hospitalares: Clínica Cirúrgica, Unacon e Ambulatório, em horários intercalados. Visando, chamar a atenção de todos sobre a importância da aplicação da ação de higienizar de forma correta as mãos, nos momentos oportunos, conforme preconiza a ANVISA.
No corredor principal do HRT, a equipe organizadora do evento, instalou um painel com a colocação das mãos, para validar o compromisso em higienizar as mãos, além de realizar tarefas, propiciando uma integração lúdica de forma descontraída aos presentes, enfatizando os 5 momentos para higienização das mãos. Aos que se destacam, uma premiação especial, mediante uma lembrança alusiva a Semana da Segurança do Paciente, como: bolsas plásticas para colocação dos adornos e copos personalizados como medida de sustentabilidade. Todos os participantes recebem um chaveiro, alusivo à Campanha de Higienização das Mãos, como forma de compromisso e fortalecimento da cultura de segurança do paciente.
Para o Diretor-Geral do Complexo, Júnior Souto, o envolvimento dos servidores, colaboradores, pacientes e da família é uma das estratégias para a eliminação de danos evitáveis nos cuidados de saúde. “Todos da equipe do hospital, pacientes, familiares e acompanhantes, têm um papel crucial na segurança do paciente, eles são considerados parceiros em seus cuidados. Quando ocorre esse engajamento, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde”, afirmou.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/Unacon