Além das melhorias, o acordo garante a isenção tributária às empresas que executarem o serviço, condicionadas a metas de melhorias
Até o início do primeiro semestre do ano de 2024, Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, garante que a Região Metropolitana de Belém terá 300 novos ônibus equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. O acordo para isso foi assinado na tarde desta terça-feira (10), e deve garantir que a Região Metropolitana de Belém receberá, dentro de 120 dias, os veículos novos para o transporte público coletivo. Os veículos, que terão baixa emissão de carbono, além do conforto térmico com a presença do ar-condicionado, terá internet gratuita e um aplicativo que permitirá ao usuário, monitorar, em tempo real, a localização e previsão de chegada do transporte. O investimento é de R$ 250 milhões.
O anúncio foi feito pelo governador no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.
Conforme as autoridades presentes, a Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025.