Unidade tem assumido um compromisso de desenvolvimento regional à saúde feminina dos municípios que integram o Lago

A atuação do Governo do Estado do Pará, com a entrega da Policlínica Lago de Tucuruí, em julho de 2022, tem mudado o cenário da saúde pública na região sudeste paraense. A unidade, que mantém 36 especialidades médicas e não médicas, já registrou impressionantes 227.664 atendimentos realizados desde o início de suas operações. Deste total, 58,59%, ou seja, 133.484, atendimentos foram dedicados ao público feminino.

Esses números não apenas destacam a necessidade de cuidados de saúde para as mulheres, mas também enfatizam o compromisso da Policlínica em atender às demandas específicas desse grupo crucial da população.

A médica Camylla Rocha destaca que, no Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer não apenas as conquistas das mulheres, mas também seu papel crucial na busca pelo bem-estar e na promoção da saúde não apenas para si, mas também para suas famílias e comunidades as quais estão inseridas. “Nesta ocasião especial, destacamos a Policlínica de Tucuruí como um símbolo exemplar desse compromisso com a saúde e desenvolvimento regional, onde as mulheres desempenham um papel central e transformador”, ponderou a diretora técnica da unidade.

Atendimentos – Maria Helena Bezerra é paciente renal crônica. Para fazer o seu tratamento antes da implantação da Poli, ela teria de se deslocar para outro município com suporte em hemodiálise. Mas, com a entrega da unidade, ela faz todo acompanhamento que necessita junto à equipe multiprofissional em Tucuruí e permanece em sua residência. “Decidimos ficar aqui em Tucuruí para que eu pudesse ser atendida por aqui. Estou adorando, atendimento bom e equipe ótima”, disse.

A Poli atende às necessidades específicas das mulheres em especialidades como ginecologia, mastologia, clínica médica, além de oferecer uma variedade de exames de diagnóstico essenciais, como mamografia, colposcopia, biópsia de colo do útero e exames laboratoriais completos.

“A Policlínica não apenas tem o potencial de impactar positivamente na saúde e bem-estar das mulheres e toda sua rede familiar, mas também contribui para o fortalecimento da comunidade como um todo. Mulheres saudáveis e empoderadas, especialmente sobre seus cuidados, têm um impacto positivo nas famílias, na economia local e no progresso social”, reafirmou Camylla.

Laboral – A organização e o cuidado vistos nos corredores da Poli Lago de Tucuruí, são uma marca visível no cuidado com a saúde. E não é para menos, mais de 60% do corpo laboral é formado por mulheres. Ao total, a unidade conta com 202 colaboradores, e destes, 129 são do público feminino.

“O cenário da saúde pública no Brasil mostra o protagonismo das mulheres na área, que vai desde o apoio à liderança. São assistentes sociais, psicólogas, médicas, enfermeiras, fonoaudiólogas, secretárias, serventes, gestoras e toda a sorte de profissões que se dedicam diuturnamente para levar à população um atendimento assertivo e de qualidade”, destacou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Paula Narjara.

Programação – Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Poli Lago de Tucuruí, através do Grupo de Trabalho de Humanização, realizou uma ação para parabenizar as usuárias e colaboradoras. Além de entrega de brindes, a unidade também proporcionou à comunidade palestras do Março Lilás, mês de conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero. A palestra da enfermeira e especialista em UTINeo e pediátrica, Michelle Bulhões, teve como objetivo disseminar conhecimento e informação, além de valorizar o usuário e aproximá-lo da instituição.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Serviço – A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Pará

About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *