O Brasil superou a marca de 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox em 2024, número que já ultrapassa o total registrado no ano passado, de 853 casos. A mpox, conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral que se transmite principalmente pelo contato com lesões de pele de pessoas infectadas. Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, erupções cutâneas, dores musculares, entre outros.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e mostram que a maior concentração de casos está no Sudeste, com 80,9% do total. São Paulo é o estado mais afetado, com 533 casos, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apenas o Amapá e o Piauí ainda não têm registros da doença.

O perfil das pessoas afetadas continua sendo majoritariamente masculino (94,2%), e na faixa etária de 18 a 39 anos. Não foram registrados óbitos ou casos em gestantes até o momento.

Embora a situação exija atenção, o Ministério da Saúde ressalta que não há registro de mortes por mpox no país em 2024, e medidas preventivas estão em vigor.

Fique atento aos sinais e, em caso de sintomas, procure um posto de saúde!

#mpox#saúde#vigilância#brasil#varíoladosmacacos

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *