A “Operação Eleição 2024” vai contar com agentes de segurança estaduais, municipais e também federais, para garantir a tranquilidade aos eleitores de todos os 144 municípios paraenses no próximo domingo integração
As forças de segurança do Pará se preparam para garantir a tranquilidade nas eleições municipais de 2024, que ocorrerão em todos os 144 municípios do estado. Nesta quinta-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou o esquema de “Operação Eleição 2024” para o pleito, mobilizando mais de 8,8 mil agentes das esferas federal, estadual e municipal. A operação, que conta com integração das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, além de agentes municipais e federais, tem como objetivo assegurar o direito ao voto e a paz durante todo o processo eleitoral.
O secretário da Segup, Ualame Machado, destacou a complexidade da operação, comparando-a com outras grandes ações realizadas no estado. “Essa é praticamente a maior operação que temos no Pará. Embora a Operação Verão também seja de grande porte, são mais de 30 dias de operação, e o processo eleitoral pode ser mais curto, mas também que demanda um esforço de todo o efetivo de forma integrada”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a operação vai cobrir todos os municípios do estado, garantindo que os eleitores possam exercer seu direito ao voto com segurança, além de proporcionar uma celebração tranquila ao fim do pleito. “Ao final, garantimos que a comemoração dos candidatos eleitos, assim como de seus apoiadores, possa ocorrer de forma pacífica”, completou.
A logística da operação envolve não apenas o policiamento durante a votação, mas também o deslocamento e guarda das urnas eletrônicas. “Tudo isso começa muito antes para nós, com reuniões de planejamento junto ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral], além da logística de transporte e segurança das urnas.