O Ministério Público de Muaná, por meio do promotor de justiça Dr. Luiz Gustavo da Luz Quadros, abriu uma investigação contra o prefeito Biri Magalhães e o vereador Vat da Voadeira. Eles são acusados de desviar e vender lanchas que eram destinadas ao transporte escolar no município.
Essas lanchas foram adquiridas durante a gestão do ex-prefeito Raimundo Cunha, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE). No entanto, Biri Magalhães teria descontinuado o uso das embarcações, alegando economia de combustível, e voltado a utilizar barcos de madeira para o transporte de alunos.
De acordo com a denúncia, as lanchas foram enviadas para portos de aliados do prefeito, incluindo o porto do vereador Vat. As suspeitas cresceram quando o Ministério Público descobriu que as embarcações estavam sendo reformadas e vendidas. Em uma diligência, os servidores do MP encontraram as lanchas sendo consertadas em uma oficina, cujo dono confirmou que o serviço foi encomendado pelo prefeito e intermediado pelo vereador Vat.
Com base nas provas, o prefeito Biri Magalhães e o vereador Vat da Voadeira foram indiciados por peculato, apropriação indébita e furto. As lanchas foram apreendidas, e o caso segue em investigação.