A candidata derrotada à prefeitura de Tucuruí, Eliane Lima, fez uma nova tentativa para questionar o resultado das eleições municipais. Eliane e a coligação “Juntos de volta ao Trabalho” ingressaram com uma ação na Justiça Eleitoral para tentar impedir a diplomação do prefeito eleito Alexandre Siqueira e sua vice, Claudinha. A diplomação está marcada para ocorrer nesta terça-feira, 12 de novembro, em evento realizado pela Justiça Eleitoral no Ginásio Poliesportivo de Tucuruí.
Na nova petição, intitulada “tutela provisória de urgência, de natureza acautelatória”, a coligação alegou que era necessário proteger a “eficácia do resultado útil do processo” e solicitou a suspensão da diplomação de Alexandre com base nos artigos 139, IV, e 300, §2º, do Código de Processo Civil.
Contudo, a ministra relatora Isabel Gallotti, em decisão publicada, rejeitou os pedidos de Eliane e da coligação. Segundo a ministra, a decisão que garante a diplomação de Alexandre Siqueira e Claudinha já foi referendada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e qualquer modificação só pode ocorrer mediante decisão do colegiado. A ministra destacou ainda que a suspensão da diplomação, solicitada como medida subsidiária, não poderia ser analisada neste processo.
A decisão mantém a diplomação de Alexandre e Claudinha, além dos vereadores eleitos, confirmada para amanhã (12), consolidando mais uma vitória jurídica para o prefeito eleito e sua vice diante das tentativas de contestação judicial.