Dois prefeitos de municípios marajoaras estão na mira da Justiça Eleitoral com pedidos de cassação de mandato por abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2024.
SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA
O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do prefeito Getúlio Brabo e do vice Eledyelson Araújo por promoverem, durante a “Festa do Trabalhador” em 1º de maio de 2024, a distribuição de mais de R$ 5 mil em dinheiro vivo, além de sorteios de prêmios, em evento patrocinado pela prefeitura com ampla divulgação nas redes sociais e uso da logomarca institucional.
O MP sustenta que a ação caracteriza conduta vedada e abuso de poder político e econômico, já que o prefeito teria aproveitado o evento para se autopromover como pré-candidato à reeleição .
PONTA DE PEDRAS
Já a prefeita reeleita Consuelo Maria da Silva Castro é acusada de abuso de poder por ter aumentado em 93% o número de servidores temporários na Secretaria de Educação no ano eleitoral, o que teria provocado um impacto mensal de mais de R$ 1,7 milhão na folha de pagamento.
O Ministério Público aponta que as contratações ocorreram sem justificativas plausíveis, fora do padrão da gestão anterior, e com potencial de interferência no pleito ao gerar cabos eleitorais indiretos com vínculo funcional temporário .
Ambos os casos estão em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com pareceres do Ministério Público favoráveis à cassação dos mandatos.
As decisões podem alterar o cenário político de duas importantes cidades do arquipélago do Marajó e reacendem o debate sobre uso da máquina pública em ano eleitoral.
#GazetaDoPará#Marajó#SãoSebastiãoDaBoaVista#PontaDePedras#TREPA#AbusoDePoder#JustiçaEleitoral#Cassação#PolíticaParaense
