Agenor Tupinambá, 23, conhecido por mostrar a rotina da capivara “Filó” nas redes sociais, se despediu do animal nesta quinta-feira (27). Com ajuda de apoiadores da causa animal, o fazendeiro entregou o mamífero ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus.
Conforme o G1, a capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do órgão aguardavam no local.
“Filó” foi levada por agentes do órgão até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve ser feito um trabalho para que ela seja reintegrada à natureza.
DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS
O influenciador Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, ele tinha um prazo de seis dias para entregar a capivara às autoridades. O limite expirou na segunda (24).
“Tivemos uma reunião com o Ibama, onde foi feito um acordo, porque eles não iriam conseguir chegar até onde estava a ‘Filó’. Transportar ela de carro pela estrada seria muito estressante, então foi montada essa logística para trazê-la até Manaus”, disse.
Mesmo com a entrega de “Filó” ao Ibama, Agenor contou que ainda terá que pagar as multas de mais de R$ 17 mil impostas pelo órgão. Para conseguir o recurso, o fazendeiro contou que deve abrir uma “vaquinha” online nos próximos dias.
NOTA DE AGENOR SOBRE ENTREGA “FILÓ”:
Essa mensagem é para todos. É para quem duvidou de mim e para quem sempre teve certeza de quem eu sou. É dedicada aos que me acompanham desde o começo e aos que acabaram de chegar.