A diretoria do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, proporcionou aos servidores e colaboradores, o Curso de Brigada de Incêndio, a formação ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, sendo ministrada pelos instrutores do Resgate Pará: Enfermeiro do Trabalho, Adilson Moraes, Olavo Rocha e a Enfermeira Elisia Andrade. Na oportunidade 25 servidores e colaboradores brigadistas receberam conhecimentos essenciais para atuar na Brigada de Incêndio da unidade, desde técnicas de primeiros socorros até ações de prevenção e combate a incêndios. Além dos aspectos legais, teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, equipamento de detecção e alarmes, entre outros assuntos foram abordados durante o curso.

A formação, partiu do conceito de Brigada de Incêndio, abrangendo as formas adequadas de se portar diante de incêndio, como operar o extintor de incêndio, como funcionam as centrais de alarme, onde são os pontos de encontro da Brigada de Incêndio e de Emergência, quais são as principais rotas de fuga, como lidar com o GLP, saídas de emergência e onde está localizada a sala da Brigada. Ao final do curso, houve a oportunidade da participação de um simulado de combate de incêndio, na prática, na área externa do hospital.

“A Brigada de Incêndio do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, tem o compromisso de zelar pela segurança e o bem-estar dos nossos servidores, colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes, em caso de sinistros”, enfatizou o Diretor-geral do HRT/Unacon, Júnior Souto.

O Enfermeiro do Trabalho, Adilson Moraes, instrutor do curso de formação dos brigadistas, explicou que “o curso possibilitou conhecimentos no aspecto técnico, enfatizando ainda, a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da gestão de crises”. Moraes, esclareceu ainda, “essas habilidades fortalecem a capacidade de resposta em emergências e, ao mesmo tempo, promovem um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo”, finalizou o instrutor.

About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *