A vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Carmen Lúcia, determinou a cassação dos vereadores Roni Gás e Túlio Neves, do Pros (hoje Solidariedade), de Belém, por fraude à cota de mulheres. A decisão foi tomada em resposta a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) impetrada por Diretórios Municipais de MDB, Partido Liberal e Democratas. Com isso, Eduarda Bonanza (PP) e Simone Kawage (União Brasil) assumem os mandatos na Câmara Municipal.

O mesmo caso está em análise para deputados estaduais do PL. Apesar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ter dado decisão contrária, os advogados recorreram. Se a cassação for confirmada, Coronel Neil, Rogério Barra e Aveilton Souza perderão os mandatos, sendo substituídos por Eliel Faustino (União Brasil), Adriana Almeida (União Brasil) e João Pingarilho (PSC), com possível dúvida sobre a posse deste último.

No âmbito federal, um julgamento semelhante está marcado para o dia 21, onde a cassação da chapa de deputados federais do PL pode resultar na perda dos mandatos de Joaquim Passarinho, Delegado Caveira e Éder Mauro, com a substituição por Paulo Bengtson (PRD), Lena Pinto (PSDB) e Cássio Andrade (PSB). O advogado Inocêncio Mártires Coelho representa todas as partes envolvidas.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "BELÉM POLÍTICA Ministra Carmen Lúcia cassa mandato de dois vereadores e avalia decisão para deputados estaduais e federais do PL Saiba mais em: www.gazetadopara.com"
About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *