Aeronaves com os presidentes do Brasil e da França pousaram em Belém pouco depois das 15:30; os líderes se reuniram na Estação das Docas, onde pegaram barco para ir até a Ilha do Combu. Eles retornam a Belém para discutir acordos e temas relacionados ao meio ambiente.
Belém vive dias de destaque em todo o mundo. Confirmada como sede da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a capital paraense está no centro do debate sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Nesta terça-feira (26), mais um capítulo dessa história será escrita com a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, à capital paraense. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho, vão receber o líder francês para discutir assuntos como a realização da COP 30, bioeconomia e preservação da floresta e dos povos tradicionais.
Durante a agenda na capital do Pará, Macron e Lula se reuniram na Estação das Docas, de onde partiram, de barco, rumo à Ilha do Combu, onde fazem visita à fábrica de chocolates artesanais da Dona Nena. Eles também terão um encontro com o cacique Raoni Metuktire, considerado o principal nome entre as lideranças indígenas brasileiras, com projeção mundial.
As aeronaves que trouxeram os dois presidentes chegaram em Belém pouco depois das 15:30. A comitiva brasileira, com Lula e Janja, foi recepcionada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha.