A embarcação foi apreendida próximo ao arquipélago do Marajó, no Pará. Oriunda do Amapá, tinha como destino a cidade paraense de Abaetetuba
Cinco indivíduos foram detidos e aproximadamente 200 mil maços de cigarros foram confiscados em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Marinha do Brasil. A apreensão ocorreu em um barco pesqueiro, interceptado na tarde de terça-feira (2/4), nas águas próximas ao Arquipélago do Marajó.
Durante uma inspeção inicial, também foram encontrados a bordo cerca de R$ 4,5 mil em dinheiro e seis dispositivos celulares.
A embarcação e os ocupantes estão programados para chegar a Belém na tarde desta quarta-feira (3/4), escoltados pelo Navio-Patrulha Guarujá, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte da Marinha do Brasil, além de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM) da PF.
Segundo a Marinha do Brasil, o barco, com aproximadamente 20 metros de comprimento, partiu do porto de Santana/AP com destino a Abaetetuba/PA. Ele foi apreendido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) devido à falta de um condutor habilitado e à ausência de documentação.
Os cigarros confiscados não possuíam o selo de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerados ilegais no Brasil. Em 2023, a PF apreendeu 1,1 milhão de maços de cigarro. Apenas nos três primeiros meses deste ano, mais de 6 milhões de maços foram apreendidos.
DOL