Na manhã de hoje (4), Polícia Civil realizou a primeira fase da Operação Crawler, que resultou no cumprimento de mandados contra de dois estelionatários. A operação foi deflagrada em duas localidades de Marabá, nos bairros Velha Marabá e Nova Marabá.
A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra Vinicius Feitosa da Silva e Alan de Souza Mendes. A ação está inserida na primeira fase da Operação Crawler, que investiga crimes de estelionato qualificado por fraude eletrônica, cuja vítima foi um ex-bancário do Banco da Amazônia na cidade de Cametá.
Em 26 de fevereiro de 2024, a vítima, identificada pelas iniciais R.B.R, recebeu uma ligação de um indivíduo que se passou por funcionário do Banco do Brasil. O suposto funcionário informou que a conta salário da vítima havia sofrido uma tentativa de golpe no valor de R$ 3.500,00. Seguindo as instruções do fraudador, a vítima foi orientada a utilizar o caixa eletrônico para cancelar a tentativa de golpe. No entanto, ao seguir as instruções, foram subtraídos R$ 11.990,00 de sua conta, transferidos para a conta de Alan de Souza Mendes.
Após essa transferência, o fraudador ainda solicitou que a vítima realizasse novos pix, momento em que a vítima desconfiou do golpe. Investigações policiais subsequentes forneceram provas que corroboraram a materialidade do crime e estabeleceram o nexo de causalidade entre a conduta dos suspeitos e a fraude. Com essas evidências, a autoridade policial solicitou e obteve os mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos.