A conquista da primeira Acreditação Nível 1 concedida pela Organização Nacional de Acreditação foi o resultado de quatro anos de esforço contínuo

O Hospital Regional de Tucuruí – HRT, que foi inaugurado pelo governador Jader Barbalho em 1993, completará 31 anos em 2024. E de presente receberá suas novas instalações em um majestoso e moderno prédio que o governador Helder Barbalho está construindo. Milhares de pessoas de toda a região nasceram na maternidade do hospital, um deles é Rogerio Cunha, um agricultor de 28 anos que mora na área rural de Novo Repartimento. Rogério expressa sua gratidão a todos os funcionários do Complexo Hospitalar de Tucuruí, tanto aqueles que já trabalharam quanto aqueles continuam trabalhando hoje.

O agricultor enfatizou que embora fosse um parto de risco quando chegou ao mundo, já existia o Regional para nos ajudar na época. “Foram momentos de muita tensão para meus pais porque achavam que eu não iria sobreviver e hoje estou vivo para comemorar esse reconhecimento nacional com o HRT, a Acreditação Nível 1”.

Desde o mês de maio de 2020, a Organização de Saúde Instituto Diretrizes, passou a realizar a gestão compartilhada do Complexo Hospitalar com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). A conquista da primeira Acreditação Nível 1 concedida pela Organização Nacional de Acreditação foi o resultado de quatro anos de esforço contínuo.

No Complexo Hospitalar de Tucuruí, o Certificado de Acreditação ONA Nível 1 foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira, 5. O evento, que ficará marcado na história do hospital, aconteceu no corredor principal da unidade, e foi presenciado por várias autoridades, incluindo o prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira e a deputada federal Andreia Siqueira além de servidores, colaboradores e prestadores de serviços.

O diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Júnior Souto, apresentou um breve histórico dos 30 anos de atendimento do HRT e comentou sobre a desafiadora tarefa a ser cumprida: “A mais de um ano fui convidado pelo Instituto Diretrizes e a Sespa para dirigir o complexo, administrando com a qualidade focada no paciente e promovendo melhorias constantes em nosso dia a dia. Outro grande desafio enfrentado foi obter a certificação da ONA. Desde julho, convocamos o time e começamos a trabalhar, construindo a história. Hoje, comemoramos a eficácia de todos os setores e de todos que superaram os obstáculos e conquistaram o Nível 1 de Acreditação. Um grande orgulho para todos nós e vamos continuar melhorando diariamente principalmente na assistência e na segurança do paciente para obter o certificado ONA Nível 2 – Acreditado Pleno”, concluiu Júnior Souto.

Lucas Evangelista Urel, diretor regional do Instituto Diretrizes no Pará destacou que “É uma grande honra para mim realizar neste ato a entrega da Certificação Acreditação ONA Nível 1 à equipe do HRT e Unacon. Gratidão por contribuir para o sucesso do Complexo Regional de Tucuruí, onde atuei como diretor de enfermagem e posteriormente diretor-geral. Esse reconhecimento só foi possível graças ao esforço e à união de todos os servidores, colaboradores, prestadores de serviços e a equipe de direção, que, juntamente com o Instituto Diretrizes e a Sespa, conseguiram cumprir todos os requisitos para a obtenção da Acreditação ONA”.

No dia 24 de junho, uma comitiva composta pelos diretores dos hospitais certificados e membros da equipe regional do Instituto Diretrizes no Pará, realizou visita a secretária de Saúde. Na reunião, foram apresentadas as certificações recebidas em diferentes níveis pela ONA.

Segundo a secretária de Estado de Saúde Pública, a conquista demonstra que os hospitais certificados administram bem e fornecem serviços médicos de alta qualidade aos paraenses. “Parabenizo as gestões dos hospitais, do Instituto Diretrizes e principalmente dos profissionais de saúde que atendem diretamente aos usuários do SUS”, destacou.

Existem em média 8.600 hospitais no Brasil, sendo apenas 400 Acreditados. Hoje, o HRT e a Unacon – Acreditado, está na elite destes hospitais, prestando cuidados, assistência e segurança aos pacientes com muita dedicação e afinco.

A deputada federal Andreia Siqueira, expressou sua gratidão a todos os funcionários do Complexo Hospitalar por seu trabalho bem-sucedido, especialmente ao diretor-geral Júnior Souto, que coordenou a tarefa árdua que resultou na conquista da Acreditação ONA Nível 1. Andreia Siqueira agradeceu o esforço do governador Helder Barbalho, que atendendo ao pedido do prefeito Alexandre Siqueira, está construindo o novo Hospital Regional na cidade. O prazo de conclusão do empreendimento é em 2025. “Parabenizo toda a equipe da direção do Instituto Diretrizes por sua excelência na gestão compartilhada com a Sespa no Complexo Hospitalar de Tucuruí e outras unidades administradas pelo Instituto Diretrizes no Pará”, destacou a parlamentar paraense.

O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, elogiou os líderes da Organização de Saúde por sua excelente gestão hospitalar, não apenas no Pará, mas em todo o Brasil. “Tive a oportunidade de visitar alguns hospitais geridos pelo Instituto Diretrizes na cidade de Barueri, em São Paulo e fiquei maravilhado com a estrutura das unidades. Como resultado destas visitas, solicitei ao governador Helder Barbalho e fui atendido com a construção do novo hospital regional de Tucuruí. O sonho de décadas agora se torna realidade com um majestoso e moderno edifício sendo erguido e que se tornará o maior hospital do interior da Amazônia, com previsão para inauguração, antes do início da COP-30”, destacou.

O prefeito informou que o novo HRT terá capacidade para 270 leitos, beneficiando pacientes da cidade, da região e do estado. Ele lembrou que “no passado, o hospital regional já recebeu muitas críticas, no entanto, essas críticas não ocorreram mais graças ao esforço de todos os funcionários que se dedicam a atender à população e ao bom desempenho da equipe liderada por Júnior Souto, com o apoio do Instituto Diretrizes e da Sespa”, ressaltou o prefeito Alexandre Siqueira.

Destino do atual prédio do HRT – O prefeito Alexandre Siqueira solicitou ao governador Helder que o prédio do HRT localizado na Vila Permanente, seja transformado em sede de um projeto de autoria da deputada federal Andreia Siqueira. Este projeto consiste em trazer a unidade de atendimento do Hospital de Amor de Barretos para Tucuruí, tornando-se uma unidade pioneira na prevenção e tratamento de câncer na região norte do Brasil.

O Selo de Acreditação é resultado de um trabalho duro e colaborativo entre os profissionais do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí.

O hospital atende com os serviços de Pronto Atendimento disponíveis 24 horas por dia para casos de complexidade média e alta, serviços de internação e procedimentos cirúrgicos especializados, exames de imagens e laboratoriais, serviços ambulatoriais e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferece consultas, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgias oncológicas aos usuários.

Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRT

About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *