Criminosos desenvolveram uma nova armadilha conhecida como o ‘golpe do Pix errado’, que pode prejudicar suas finanças em questão de segundos. Eles estão utilizando um recurso do Banco Central, o MED (Mecanismo Especial de Devolução), para desviar dinheiro das vítimas de forma engenhosa.
O golpe funciona assim: os bandidos descobrem o número do celular da vítima, que muitas vezes é sua chave Pix, e realizam uma transferência para essa conta. Em seguida, entram em contato alegando ter enviado o Pix por engano e solicitam a devolução. A vítima, ao verificar o extrato, vê o depósito e, pensando estar ajudando, faz a devolução.
O problema é que os golpistas fornecem uma chave Pix diferente da original. Logo depois, acionam o MED alegando que foram vítimas de um golpe, e as instituições financeiras envolvidas na transação acabam retirando o valor da conta da pessoa enganada. Com isso, os criminosos recebem o dinheiro devolvido duas vezes, deixando a vítima no prejuízo.
Dica de Segurança:
Sempre que precisar devolver um Pix, utilize a opção de devolução automática no aplicativo do seu banco. Esse recurso garante que o valor volte para a conta de origem da transação. Nunca, em hipótese alguma, devolva o dinheiro para uma chave Pix diferente.
Como Devolver um Pix Errado:
1. Acesse a área Pix no aplicativo do seu banco;
2. Vá até o extrato e clique em “Devolver”;
3. O valor será devolvido automaticamente para a conta de origem.
Além disso, a Febraban recomenda que os clientes tenham muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais e ao preencher cadastros em sites e promoções online.
Proteja-se! Fique atento e compartilhe esta informação com amigos e familiares.
#GolpeDoPix#SegurançaFinanceira#Febraban#MED#ProtejaSeuDinheiro