Atual delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza será confirmado como secretário-geral da Interpol em novembro deste ano e diz que a prioridade é combater o abuso infantil.

Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foi criada em 1923 na cidade de Viena (Áustria) e tem por objetivo combater diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de muitos países. Basicamente, a organização serve de elo entre os aplicadores da lei de um país com os de outro, ou seja, é uma espécie de “ponte” entre os países em prol do combate ao crime.

Neste ano, a Organização estará pela primeira vez da história nas mãos de um brasileiro. O maranhense Valdecy Urquiza, 43, será confirmado em novembro como secretário-geral da Interpol, cargo máximo ocupado pela maior organização policial do mundo.

Atualmente o órgão que conta com 196 membros recebe pela primeira vez o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a chefiar o órgão. Em 100 anos de existência, a instituição teve apenas oito secretários-gerais: um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um estadunidense.

Quem é o brasileiro que vai chefiar a Interpol?

Maranhense de São Luís, Urquiza é graduado em Direito e ingressou na PF em 2004 por concurso. No ano de 2007, iniciou as atividades à frente da delegacia de crimes ambientais.

O interesse do brasileiro pela carreira à cooperação internacional surgiu quando Urquiza se deparou com crimes que envolviam a atuação de criminosos em vários países, como fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *