A guerra no Oriente Médio continua, com ataques em Gaza resultando em mortes. Jabalia enfrenta crise humanitária e evacuação em áreas de combate.
guerra no Oriente Médio, ao que tudo indica, está muito longe de terminar. Na noite da última sexta-feira (11), médicos informaram que 19 palestinos morreram após um ataque de Israel em Gaza.
Neste momento, os israelenses estão na área de Jabalia, onde milhares de pessoas estão presas e recebem ajudas humanitárias de agências internacionais.
Segundo locais, os ataques são tanto aéreos quanto terrestres. Jabalia é o maior campo de refugiados da região norte do enclave, o que preocupa as autoridades mundiais.
Neste sábado (12), o Governo de Israel decretou evacuação em dois bairros no extremo norte da Cidade de Gaza, localizada no norte do enclave. Segundo os israelenses, está é uma área de “zona de combate perigosa”.
O Ministério do Interior de Gaza, comandado pelo grupo extremista Hamas, emitiu uma declaração pedindo aos moradores para não irem para o sul do enclave, e sim para o norte, “onde a ocupação está conduzindo bombardeios contínuos e matando todos os dias nas áreas que alega serem seguras”.
Israel não se pronunciou sobre as 19 mortes relatadas por médicos, mas disse ter matado dezenas de terroristas, além de localizarem armas e desmantelarem a infraestrutura militar.