Importante avanço na integração logística do Brasil!
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu, na última quarta-feira (11), a Licença de Operação do Sistema de Transposição do Desnível da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.
Composta por duas eclusas, a estrutura, inaugurada em 2010, permite a navegação entre o porto de Belém (PA) e a região do Alto Araguaia (MT), conectando mais de 2 mil quilômetros de extensão.
Essa conquista é fundamental para o escoamento do agronegócio pelo rio Tocantins, um dos principais corredores logísticos do arco norte brasileiro, impulsionando a exportação de produtos agrícolas e fortalecendo a economia regional.
Obras do Pedral do Lourenço
Além da operação das eclusas, o DNIT avança nas tratativas para as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, essencial para garantir a navegabilidade durante períodos de seca.
As próximas etapas incluem o cumprimento de condicionantes socioambientais e a obtenção da Licença de Instalação, prevista para 2025.
Em Tucuruí, uma das problematicas foi a invasão de áreas no entorno do canal da eclusa, porém já existe processo em andamento para desocupação de toda área no entorno do canal que é de segurança nacional.
Com essas ações, o Brasil dá um passo importante para otimizar a logística hidroviária, promovendo o desenvolvimento sustentável e gerando oportunidades para a região.