Um apagão deixou moradores de mais de 10 cidades das regiões do Lago de Tucuruí, Baixo Tocantins e Marajó sem energia elétrica por mais de 12 horas. A interrupção do fornecimento começou por volta das 14h de ontem (25) e só começou a ser restabelecida às 3h da madrugada de hoje (26).

De acordo com a Equatorial Energia, o problema foi causado por uma falha no linhão da Eletronorte. Apesar da justificativa técnica, o caso expõe a precariedade do serviço de distribuição de energia no estado do Pará.

Cidades como Baião e Mocajuba, por exemplo, têm enfrentado constantes interrupções no fornecimento de energia. Moradores relatam mais de 20 quedas por dia nos últimos 15 dias, gerando prejuízos incalculáveis para a população, especialmente para comerciantes, que têm produtos perecíveis estragados, e moradores que dependem de equipamentos eletrônicos para trabalhar ou realizar tratamentos médicos.

“É revoltante. Pagamos contas altíssimas e recebemos um serviço de péssima qualidade. Ficamos sem energia por horas, sem qualquer suporte ou previsão de solução”, desabafa uma comerciante de Mocajuba.

A situação também afeta escolas, hospitais e outros serviços essenciais, aumentando o sentimento de insatisfação entre os moradores. O apagão é apenas mais um reflexo da ineficiência no sistema elétrico regional, que parece estar longe de uma solução definitiva.

A população exige que as autoridades estaduais e federais cobrem medidas urgentes da Equatorial Energia e da Eletronorte para evitar que situações como essa se repitam.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
About Author

Gazeta do Pará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *