“Juntos Somos Mais Fortes” foi o tema principal do ENOuvSUS 2025, que ocorreu de 19 a 21 de março no Centro Internacional de Convenções em Brasília (DF)
O Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS), organizado pelo Ministério da Saúde, aconteceu de 19 a 21 de março no Centro Internacional de Convenções em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de ouvidorias do SUS de várias partes do país para discutir a relevância da escuta qualificada e do envolvimento popular na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe de Ouvidores do SUS/Pará teve um papel ativo no evento.
A mesa de abertura do ENOuvSUS 2025 foi composta pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano, a ouvidora-geral do SUS, Conceição Resende, o vice-presidente do CONASEMS, Rodrigo Buarque, a ouvidora do SUS em São Paulo, Patrícia Camargo, o ouvidor geral da União substituto, Rodrigo dos Santos, a ouvidora da Fiocruz, Daniela Bueno e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales.
Segundo Adriano Massuda, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, a ouvidoria funciona como um termômetro do SUS, evidenciando onde residem as dificuldades, como a escassez de médicos e reclamações sobre a qualidade do atendimento prestado à população. Trata-se de uma ferramenta sensível para avaliar a presença do SUS na ponta. “Não só recebemos críticas, mas também recebemos elogios”, declarou.
O encontro é crucial para o fortalecimento das ouvidorias em todo o território nacional, já que são um meio fundamental de participação do povo. A presença de gestores e ouvidores nos hospitais proporciona uma perspectiva mais abrangente sobre o serviço prestado aos pacientes e uma escuta personalizada de suas necessidades.
A Organização Social Instituto Diretrizes, responsável pela gestão de várias instituições de saúde no estado, marcou presença no ENOuvSUS 2025, por meio de seus representantes do Hospital Regional de Paragominas, Hospital Regional de Tucuruí – HRT, Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Junior Souto, diretor-geral do Hospital Regional de Tucuruí, relatou suas vivências no cuidado humanizado à população da região do Lago de Tucuruí, localizada no sudeste do Pará.
Souto enfatizou a importância do compartilhamento de conhecimentos entre os envolvidos no evento, constituindo um espaço para debate e contribuição na formulação da Política Nacional de Ouvidoria do SUS. “O ENOuvSUS 2025 ofereceu a oportunidade de reiterar as experiências exitosas dos ouvidores do Pará para todo o Brasil. Um instante de interação, aprendizado e, sobretudo, de consolidação do nosso SUS. Continuamos unidos em busca de uma saúde mais robusta, acessível e eficaz para todos.”
Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRT/Unacon
Foto: Divulgação




